quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O caso Ulbra



O Sinpro, no caso o Sindicato dos Professores de Escolas Privadas do RS, conduziu os professores da Ulbra a uma greve fracassada. O Sinpro é filiado à CUT, o que quer dizer que é mais um dos braços sindicais do PT. No caso da Ulbra, poderia ter pedido ajuda ao Cpergs para aprender como se faz uma greve.
Os protestos em relação aos atrasos de salários na Ulbra estão submetidos a uma liderança frouxa ou que se fez de frouxa.
Em meio a todo o corpo mole que se percebe em Canoas, o governo Lula resolveu meter a sua colher no imbroglio e editou esta semana uma Medida Provisória que anistia a Ulbra em relação a todas as acusações levantadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal. Isto permitirá que ela recupere seu título de entidade filantrópica, livrando-a das dívidas fiscais de quase R$ 2 bilhões e da ameaça de prisão contra seu reitor. Isto conduzirá ao desbloqueio das suas contas bancárias. Vale recordar que as eleições ocorreram há um mês, o prefeito eleito de Canoas é o ex-pró-reitor da Ulbra, também um homem de confiança do governo Lula e do PT. Isto tudo não quer dizer que todas as empresas da Ulbra passem a prestar vassalagem a alguém.
Em Canoas corre solta a informação de que o currículo da Ulbra poderá mudar a partir do início do ano que vem. O pró-reitor de desenvolvimento Institucional e Comunitário, cargo que era do prefeito eleito Jairo Jorge, vinha trabalhando nisto. Uma das idéias é acabar com a ridícula cadeira de "Informática e Sociedade”. A idéia seria introduzir cadeiras que formem o novo homem socialista, tal como Hugo Chavez já faz na Veneauela.
Para saber como age Chavez na universidade venezuelana, clique a seguir para ler a reportagem de Veja: http://veja.abril.com.br/291008/p_138.shtml
Leiam também - UMA DAS AÇÕES MAIS ESCANDALOSAS, AUTORITÁRIAS E RIDÍCULAS DO GOVERNO LULA
  • Prefeito eleito de Canoas é recebido por Lula


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu nesta manhã o prefeito eleito de Canoas (RS) Jairo Jorge (PT), antes da reunião da Coordenação do Governo. Segundo agenda divulgada pela assessoria de jairo, o encontro com Lula não estava previsto.


Jorge foi a Brasília participar de reuniões com os ministros da educação, Fernando Haddad, da Casa Civil Dilma Rousseff, da Justiça, Tarso Genro e com o o secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, Alexandre Padilha. O encontro com Lula não estava previsto em sua agenda.

No visita ao presidente, Jairo agradeceu o apoio recebido, com a presença de diversos ministros no município durante a campanha e a mensagem especial que Lula gravou para o programa de rádio e para o DVD editado sobre a história do então candidato à prefeitura de Canoas.


Na oportunidade, o prefeito eleito foi cumprimentado pelo vice-presidente José Alencar Gomes da Silva, pelos ministros Guido Mantega, da Fazenda, Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Paulo Bernardo, Planejamento, Orçamento e Gestão, Dilma Rousseff, da Casa Civil, e Tarso Genro, da Justiça.


Redação Terra

CLIQUE aqui para ler a matéria completa sobre as entidades “pilantrópicas”, no jornal O Estado de S.Paulo.

O PORNO - MARXISMO AVANÇA

Festival de cinema gay terá exibição para crianças


Amor e sexo. E todos os seus derivados.
São Paulo - Começou ontem com sessão de cinema e festa para convidados o Mix Brasil – o festival de cinema e vídeo da diversidade sexual. Sob o tema: “O que é estranho para você?", a mostra propõe filmes de todos os gêneros - (drama, terror, pornô, comédia, etc) e formatos (animação, curtas e longas) que apresentem imagens transgressoras, narrativas inventivas, estéticas ousadas, como uma alternativa à "institucionalização" da cultura gay. O Repique tratou de conversar com uma das organizadoras e curadora do Mix Brasil, Suzy Capó. Vamos a ela:
Suzy, por que o tema do Festival esse ano é “O que é estranho para você?”
Foi um tema desenvolvido pela agência de publicidade a partir de um briefing em que minha preocupação era mostrar imagens alternativas às imagens certinhas e caretas da cultura gay, que está cada vez mais absorvida pelo mainstream. Na curadoria, eu estava atrás de filmes que fossem transgressores, que fossem alternativos a essa concepção porque existe uma beleza na diferença e ela se perde se você mostra imagens homogêneas ou pasteurizadas de um segmento social cada vez mais bem aceito. O segmento GLTB - ou GLS, como você preferir - é tão diverso quanto o segmento heterossexual.
Sim, procurar mais do mesmo seria justamente repetir esse padrão ‘caretinha’ que você comentou...
Fui atrás do que há de novo com temática de diversidade sexual. Porque uma parte dessa cultura está sendo absorvida e apropriada e não corresponde à diversidade. O cinema voltado para o mercado tem preocupações financeiras que não permitem um vôo criativo. Na televisão nem se fala, por mais absorvida que esteja sendo, você não vê beijo gay na novela ou na TV brasileira. Acho até que essa é umas das funções do festival, formação de olhar do público.
E o que você encontrou?
Esse ano encontrei muito filmes transgressivos, sem vergonhas, criados e exibidos no contexto das artes plásticas, em galerias, ultrapassando a tela de cinema, que buscam novas fronteiras. Teve um recorde de filmes brasileiros inscritos, em função da profissionalização do cinema e do mercado depois da Retomada. Quando a gente começou (início dos anos 90), foi muito difícil montar um programa na mostra de filmes Panorama Brasil. Os filmes não eram profissionais. Agora fomentou a produção, os cineastas sabem que têm uma chance de expressar sua opinião no cinema, sabem que existe um lugar para mostrar. É diferente produzir e saber que tem um lugar certo no cinema. Antes você não tinha chance. A mostra está bem forte, mais do que eu imaginava que seria.
E quais são suas apostas no Festival esse ano?
Aposto na noite das meninas. Continuo apostando. Faz tempo que tento fazer com que o público feminino também participe do festival. Concentrei a programação de filmes sobre mulheres e para mulheres no Espaço Unibanco, criei uma noite toda dedicada a elas, no dia 19, com DJs mulheres tocando no lounge do Espaço.E tem mais uma coisa, a gente vai pela primeira vez exibir uma animação de curta-metragem para o público infantil. É uma coisa que estou a fim de fazer há tempos. Uma animação de seis minutos, um filme de acervo que já foi exibido no Festival em 2003 ou 2004. A idéia, no mundo dos sonhos, é que pais gays levem seus filhos.
E que filme é esse?
Chama ‘Relacionamentos’, um monte de figuras geométricas que tentam se entender.
Matéria completa em: Terra Magazine
Descubram o que esta por trás do Neologismo - Diversidade Sexual

FOLHA CORRIDA

DILMA VANA ROUSSEFF LINHARES ("ESTELA", "LUIZA", "PATRICIA", "WANDA")
- Em 1967, era militante da Política Operária (POLOP), em Minas Gerais, junto com seu marido, Claudio Galeno de Magalhães Linhares ("Aurelio", "Lobato"). Saiu da POLOP e,também com seu marido, ingressou no Comando de Libertação Nacional (COLINA), tendo sido eleita, em Abr 69, quando atuava na então Guanabara, membro do seu Comando Nacional.
- Acompanhou a fusão entre o COLINA e a Vanguarda Popular Revolucionária, que deu origem à Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-P). Em Set 69, participou como convidada - só com direito à voz - do I Congresso da VAR-P, realizado numa casa em Teresópolis. Nessa ocasião, Darcy Rodrigues, um ex-sargento do Exército oriundo da VPR, tentou agredi-la , sob a ameaça de Dilma não mais poder participar das ações armadas. Na ocasião, recebeu a proteção de Carlos Franklin Paixão de Araújo e com ele foi viver e militar no Rio Grande do Sul e, logo depois, em São Paulo, onde foi presa em 16 Jan 70.
-Dilma Roussef, a "camarada de armas" de José Dirceu, como ele mesmo lhe chamava, unindo numa só expressão o tratamento soviético e o ideal comuno-guerrilheiro.
-A Ministra Dilma "Estela" Roussef, em seus tempos de juventude, foi guerrilheira e participou ativamente das fileiras de dois grupos terroristas no país: o COLINA, Comando da Libertação Nacional, organização terrorista e subversiva; e o VAR-Palmares, a Vanguarda Armada Revolucionária de Palmares, uma verdadeira FARC brasileira, a qual, como o próprio nome diz, tencionava realizar a Revolução Comunista por meio das armas e da violência. No VAR-Palmares, a Ministra usava o codinome de "Estela". E, tomando como base as atitudes da Ministra, nada nos faz supor que tenha esquecido suas idéias revolucionárias.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

ENCONTRO INTERNACIONAL DOS PORCOS EM SÃO PAULO



Partidos Confirmados

1. África do Sul - Partido Comunista Sul Africano
2. Albânia – Partido Comunista da Albânia
3. Alemanha – DKP
4. Argélia – PADS
5. Argentina – Partido Comunista da Argentina
6. Austrália - Partido Comunista da Austrália
7. Bangladesh – Partido Comunista de Bangladesh
8. Belarus - Partido Comunista de Belarus
9. Bélgica – Partido do Trabalho da Bélgica
10. Bolívia - Partido Comunista da Bolívia
11. Brasil – Partido Comunista do Brasil – PCdoB
12. Partido Comunista Brasileiro – PCB
13. Bulgária - Partido Comunista da Bulgária
14. Canadá - Partido Comunista do Canadá
15. Chile – Partido Comunista do Chile
16. China - Partido Comunista da China1
7. Chipre - Akel
18. Colômbia – Partido Comunista Colombiano
19. RPD Coréia - Partido do Trabalho da Coréia
20. Cuba - Partido Comunista de Cuba
21. Dinamarca - Partido Comunista da Dinamarca
22. Partido Comunista na Dinamarca
23. Equador - Partido Comunista do Equador
24. Espanha- Partido Comunista dos Povos da Espanha
25. Partido Comunista da Espanha
26. Partido dos Comunistas da Catalunha
27. Estados Unidos – PC dos Estados Unidos da América
28. França - Partido Comunista Francês
29. Geórgia – Partido Comunista Unificado da Georgia
30. Grã-Bretanha – Partido Comunista da Grã Bretanha
31. Grécia - Partido Comunista da Grécia
32. Holanda – Novo Partido Comunista da Holanda
33. Hungria - Partido dos Trabalhadores Comunistas da Hungria
34. Índia – Partido Comunista da Índia35. Partido Comunista da Índia (Marxista)
36. Irã - Partido Tudeh do Iran37. Iraque – Partido Comunista Iraquiano
38. Irlanda - Partido Comunista da Irlanda
39. Partido do Trabalho da Irlanda
40. Itália – Partido da Refundação Comunista
41. Partido dos Comunistas Italianos
42. Jordânia - Partido Comunista Jordaniano
43. Laos - Partido Popular Revolucionário do Laos
44. Letônia - Partido Socialista da Letônia
45. Líbano - Partido Comunista Libanês
46. Luxemburgo – Partido Comunista de Luxemburgo
47. México - Partido dos Comunistas do México
48. Partido Popular Socialista
49. Nepal – Partido Comunista do Nepal (UML)
50. Noruega – Partido Comunista da Noruega
51. Palestina – Partido Comunista Palestino
52. Partido do Povo Palestino
53. Panamá – Partido do Povo do Panamá
54. Paquistão - Partido Comunista do Paquistão
55. Paraguai – Partido Comunista Paraguaio
56. Peru - Partido Comunista do Peru – Pátria Roja
57. Partido Comunista Peruano
58. Portugal - Partido Comunista Português
59. República Tcheca - Partido Comunista da Bohemia & Morávia
60. Rússia – Partido dos Trabalhadores Comunistas da Rússia
61. Partido Comunista da Federação Russa
62. Sérvia - Novo Partido Comunista da Iugoslávia
63. Síria - Partido Comunista Sírio
64. Síria - Partido Comunista Sírio
65. Suécia – Partido Comunista da Suécia
66. Partido Comunista da Suécia (SKP)
67. Tadjiquistão - Partido Comunista do Tadjiquistão
68. Turquia – Partido Comunista da Turquia – TKP
69. Ucrânia -Partido Comunista da Ucrânia
70. União dos Comunistas da Ucrania
71. Uruguai -Partido Comunista do Uruguai – Frente Ampla
72. Venezuela – Partido Comunista da Venezuela
73. Vietnã - Partido Comunista do Vietnã
  • Ajuda da diplomacia brasileira
O presidente do PCdoB também agradeceu o papel cooperativo e extremamente solidário com que os embaixadores brasileiros têm se colocado à disposição do partido em suas viagens ao exterior. Fez também um breve relato das viagens mais recentes, especialmente à Coréia do Norte, China, Vietnã e Portugal, sempre a convite dos partidos comunistas destes países.
Conforme Renato, ao lado das conversações bilaterais, os embaixadores em Pequim, Luiz Augusto de Castro Neves, Hanói, João de Mendonça Lima Neto, e Lisboa, Celso Marcos Vieira de Souza, participaram ativamente de vários eventos durante as visitas.
  • Embaixada em Pyongyang
Amorim anunciou durante o encontro com o PCdoB, a abertura de mais uma embaixada do Brasil no exterior, em Pyongyang. O acontecimento que aproxima os dois países foi festejado pela delegação do PCdoB, e também pela embaixada da República Democrática Popular da Coréia no Brasil.
O ministro também defendeu a necessidade de cada vez mais fortalecer a aproximação e cooperação entre os países da América Latina, destacando a próxima realização da cúpula de países da região – a primeira na história do continente em que estes países se reunirão sem a presença de outras nações do mundo. Os dirigentes comunistas lembraram nesta hora que, ao lado das relações com diversas organizações antiimperialistas, nacionalistas e antineoliberais, o PCdoB divulga as ações e políticas do governo brasileiro neste novo ciclo aberto em 2003, nem sempre bem compreendido ainda em algumas áreas da esquerda pelo mundo.

sábado, 8 de novembro de 2008

Zé Dirceu não quer que os brasileiros leiam "O País dos Petralhas"

Queridos leitores,Espalhem este post na rede. É preciso que fique claro: Zé Dirceu considera o livro O País dos Petralhas parte de um plano para tirar o PT do poder. Agora, plagiarei Shakespeare para falar do Zé.
Diogo Mainardi gostou do meu livro. O Zé não gostou.
Diogo não é de nada. E o Zé é um homem honrado.
Demétrio Magnoli gostou do meu livro. O Zé não gostou.
Demétrio é uma pessoa suspeita. E o Zé é um homem honrado.
Augusto Nunes gostou do meu livro. O Zé não gostou.
Augusto é um homem detestável. O Zé é que é um homem honrado.
Gerald Thomas gostou do meu livro. O Zé não gostou. Esse Gerald é um... artista!!! Já o Zé, bem, o Zé é um homem honrado.
Rui Nogueira gostou do meu livro. O Zé não gostou.
Rui não tem moral para falar. O Zé, sim; o Zé é um homem honrado.
Eduardo Graeff gostou do meu livro. O Zé não gostou.Graeff é um tucano! O Zé petista é que é um homem honrado.
João Pereira Coutinho gostou do meu livro. O Zé não gostou.
Imaginem! Coutinho é um português! O Zé é que é brasileiro e honrado!
Escreve o Zé em seu blog: “Lá do lado deles, já deflagraram a disputa e estão se dedicando exclusivamente a ela, seja no discurso ideológico, seja no lançamento de livros, como o recente O País dos Petralhas.
É isso aí, crianças! No meu livro, ataco vigaristas, mensaleiros, ladrões de dinheiro público, censores, pistoleiros, revanchistas, terroristas e, saiba quem ainda não leu, há espaço para alguma poesia. E o Zé acredita que isso tudo busca atingir o PT. Será que o Zé, o homem honrado, está certo?
Huuummm... Vocês sabem: eu e o Zé temos igualdades e diferenças. Ambos fomos importunados pela ditadura — e eu ainda era um moleque. Mas, na democracia, só ele teve os direitos políticos cassados. Eu preservo os meus.Eu, ainda moleque, já era incompatível com ditaduras. O Zé, já velho, mostrou-se incompatível com a democracia.Por isso ele não quer que os brasileiros leiam O País dos Petralhas.

Reinaldo Azevedo

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

PARABÉNS AO PODER JUDICIÁRIO

Confirmada liminar que determinou desocupação de acampamentos em Coqueiros do Sul -RS

A 3ª Câmara Cível do TJRS manteve liminar que determinou a desocupação dos acampamentos
Jandir e Serraria, em Coqueiros do Sul, pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O julgamento unânime realizou-se no início da tarde de hoje (6/11).


O Agravo de Instrumento foi interposto por integrantes do MST, contra decisão do Juiz Orlando Faccini Neto, da 3ª Vara Cível de Carazinho. Em 16/6, o magistrado deferiu liminar em ação civil pública movida pelo Ministério Público, determinando a desocupação da área e a proibição da constituição de novos acampamentos de integrantes do Movimento, além da retirada dos instalados no local.


Recurso


O Desembargador Nelson Antonio Monteiro Pacheco (relator do recurso) destacou que a documentação trazida pelo MP demonstra que a decisão liminar de 1º Grau foi acertada.
Salientou que a desocupação dos acampamentos trouxe enormes benefícios à sociedade gaúcha e que a região de Coqueiros do Sul foi pacificada. Adotou os fundamentos apresentados pelo Ministério Público:


“Longe de constituir um problema restrito aos proprietários da Fazenda Coqueiros, a manutenção do MST naqueles acampamentos impunha um prejuízo a toda coletividade, em especial porque:

1) o movimento ambiciona a área para dominar um local de grande importância estratégica do ponto de vista militar;

2) utilizava os acampamentos como locais para facilitar a prática e a ocultação de crimes, ensejando um notável gasto público para reprimi-los;

3) utilizava os locais para atacar a produção agropecuária, provocando enorme redução no recolhimento de impostos, na oferta de trabalho formal e nas divisas obtidas através das exportações;

4) provocava reiterados danos ao meio ambiente;

5) os ataques efetuados não se limitavam à Fazenda Coqueiros, mas incluíam outras propriedades da região;

6) os danos causados pelo MST são de responsabilidade do Estado, conforme jurisprudência desse Egrégio Tribunal de Justiça, impondo um ônus à toda coletividade;

7) as áreas rurais utilizadas pelos acampados não apresentavam produção de mínimo relevo, contrariando a expressa disposição contida no art. 5º, XXIII, da Constituição Federal, no sentido de que a propriedade atenderá a sua função social.”

Concluiu: “Os acampados, por sua vez, retornaram para seus locais de origem, dirigiram-se para outros locais mantidos pelo movimento ou constituíram acampamento em outro local. Trata-se, pois, de situação já plenamente consolidada.”
Também participaram do julgamento os Desembargadores Paulo de Tarso Vieira Sanseverino e Rogério Gesta Leal.


Para conhecer a decisão de 1º Grau que concedeu a liminar, acesse abaixo:

Proc. 70025266206

Determinada desocupação de dois acampamentos do MST em Coqueiros do Sul

A atual decisão também confirma a ação do Ministério Público Estadual que pede a extinção do MST. Em especial ao reconhecer as técnicas de infiltração e desestabilização utilizadas pelos movimentos irregulares.

DEFESANET

Raposa Serra do Sol

Corredor estratégico da Amazônia é causa de cobiça Roraima concentra minérios nobres e até petróleo, e essa riqueza atrai a cobiça internacional.

REBECCA SANTORO

RIO — O jornal inglês The Economist, no dia 1º de outubro de 2007, publicou nota sobre uma decisão da Organização das Nações Unidas (ONU,) de 20 de setembro daquele ano, que determinara como pertencente à Guiana uma área marinha que estava em disputa com o Suriname. O jornal dizia que “o Serviço Geológico dos EUA (USGS) acredita que as águas turvas da Bacia Guiana-Suriname podem conter mais petróleo não descoberto do que as reservas comprovadas no Mar do Norte (...)”.



Pois é, a Guiana tem petróleo. Ela tem petróleo não só no mar, mas também no interior. Nos dias de hoje, por exemplo, a empresa de exploração de petróleo Groundstar aposta nesta potencialidade da Guiana e fechou um pacote de contratos, dentro dos quais estabeleceu 3 pontos para as primeiras perfurações: nas regiões dos rios Karanambo, Rewa e Pirara. Toda esta predisposição petrolífera na vizinha Guiana concentra-se num tipo de terreno geológico-ambiental classificado como bacia sedimentar. Consultem Takutu Basin e Groundstar.

Bacia petrolífera no Brasil

Voltando à Guiana, a exploração do petróleo/gás naquele país acontece na bacia sedimentar do Tacutu, que tem cerca de 30.000 km². Parte dessa bacia, cerca de 12.000 km², está no Brasil, dentro do estado de Roraima. A Bacia de Tacutu originou-se do mesmo movimento tectônico (separação dos continentes) que produziu as bacias cretácicas produtoras de petróleo da costa do Brasil, como a a do Recôncavo, na Bahia, e a Potiguar, no Espírito Santo. A Bacia do Recôncavo tem um terço do tamanho da bacia do Tacutu, produz há mais de 50 anos e, mesmo assim, ainda hoje se descobrem novos campos produtores de óleo.



Entretanto, o que já se fez na bacia do Tacutu, aqui no Brasil, até hoje? Muito pouco. Na década de 80, a Petrobrás realizou levantamentos sísmicos de reconhecimento, mas com tecnologia de baixa capacidade e que hoje já está ultrapassada. Foram perfurados apenas dois poços na área, os quais comprovaram a existência de camadas geradoras e de rochas acumuladoras, mas que não mostraram (nos locais furados) indícios de óleo e gás.


Acontece que, ainda hoje, apesar do enorme progresso obtido nos variados métodos de pesquisa, mais de 80% dos poços pioneiros (os primeiros a serem perfurados em uma bacia sedimentar) não resultam, nem aqui no Brasil e nem no mundo, em descobertas aproveitáveis, oferecendo, porém, valiosas informações quanto às possibilidades petrolíferas da área, permitindo refinar a pesquisa e redirecionar os próximos furos, os quais passam a ter melhores condições de acerto. Na bacia de Campos (Rio de Janeiro), por exemplo, os 10 primeiros poços foram negativos, mas forneceram valiosas informações para localizar o primeiro poço positivo, furado em 1974.

O mapa acima, copiado do site da Groundstar, mostra a posição da Bacia do Tacutu na região de fronteira entre o Brasil e a Guiana. Mostra também a localização dos principais alvos de pesquisa da companhia. Na Guiana já houve produção de petróleo.

Bacia Tacutu tem petróleo

Segundo artigos dos geólogos Jaime Fernandes Eiras e Joaquim Ribeiro Wanderley Filho, que já trabalharam para a Petrobrás, “houve produção inicial (1982) de 409 barris de óleo/dia, em basalto atravessado no fundo do poço Karanambo 1. Após a completação, o poço passou a depletar, chegando a produzir por pistoneio, água salgada e apenas 60 barris de óleo/dia. Como o poço foi perfurado sobre um amplo arco regional, acredita-se que situações geológicas mais favoráveis poderiam ser encontradas em zonas mais tectonizadas".



De acordo com estes mesmos geólogos, o tipo de acumulação da Bacia do Tacutu é similar ao da Bacia do Solimões e, por isto, tem grandes chances de também conter petróleo, já que na do Solimões “a Petrobrás produz diariamente cerca de 57 mil barris de óleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás".


Essa questão da necessidade de se voltar a pesquisar petróleo/gás na bacia do Tacutu é tão séria que foi, inclusive, tema de tese de dourado no Instituto de Geociências da UFRJ: “Análise Tectono-estratigrágica da Bacia do Tacutu em Território Brasileiro”, do geólogo Renato Lopes Silveira. De acordo com seus estudos, Silveira conclui que o “potencial petrolífero da Bacia do Tacutu não foi adequadamente avaliado e que a aquisição de novos dados geofísicos e a aplicação de parâmetros de aquisição e de processamento mais adequados propiciariam avaliar convenientemente a referida bacia”. Para o geólogo “a ausência de reservatórios convencionais arenosos na bacia do Tacutu, propícios à acumulação de hidrocarbonetos, não seria compatível com a maioria das bacias do tipo rifte que ocorrem no mundo”.


Já em 2001, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) publicava um mapa com as reservas brasileiras de hidrocarbonetos no qual marcava a bacia do Tacutu entre essas reservas (figura ao lado). Ou seja, o fato de haver reservas de petróleo e de gás na região não é desconhecido por autoridades ligadas à área petrolífera e nem por parte do governo, que, em novembro de 2006, por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia, empregou recursos da ordem de R$ 1,5 milhão, através de emenda parlamentar, na Universidade Federal de Roraima, para a implementação do Núcleo de Pesquisas Energéticas (Nupenerg) com propostas de pesquisar petróleo na bacia do Tacutu, e na Bacia Sedimentar do Amazonas, na região sul de Roraima.


Grande parte da porção brasileira da Bacia do Tacutu está dentro da área da reserva indígena Raposa Serra do Sol. Ou seja, como se não bastasse haver nióbio, tântalo, ouro e diamantes, na Raposa Serra do Sol também tem petróleo e/ou gás.


Além disso, há outra coisa muito importante que precisa ser observada. Esta semana, o escritor Félix Maier publicou um artigo sobre uma nova demarcação de reserva indígena pretendida pela FUNAI e pelo Instituto Sócio Ambiental (ISA): a dos Cué-Cué Marabitanas, no Amazonas. A descrição geográfica da posição desta Terra Indígena (TI) feita por Maier impressiona:

“Na extremidade sul da TI Cué-Cué Marabitanas fica a cidade de São Gabriel da Cachoeira... Entre a TI Balaio, a leste (que, por sua vez, já faz fronteira com a TI Ianomâmi); a TI Alto Rio Negro, a oeste; a TI Médio Rio Negro I, ao sul; e a Venezuela, ao norte. Abaixo da TI Alto Rio Negro, existe ainda a TI Rio Apapóris (próximo à Vila Bittencourt). E a leste da TI Médio Rio Negro existem as TI Médio Rio Negro II e TI Rio Tea. Abaixo da TI Médio Rio Negro I - depois de uma faixa de terra ainda não pleiteada pela Funai para os indígenas - existe a TI Uneiuxi. Todas estas TI ficam no Amazonas. Com as demarcações de Balaio e Cué-Cué Marabitanas, o município de São Gabriel da Cachoeira terá 90% de suas terras destinadas aos índios!"


Maior reserva de nióbio

A criação da Reserva Indígena Balaio foi feita depois que o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), órgão do Ministério de Minas e Energia, identificou Seis Lagos, um imenso depósito de nióbio logo a norte de São Gabriel da Cachoeira. Esse depósito pode ser até maior que o maior depósito de nióbio hoje conhecido no mundo, que é o de Araxá, em Minas Gerais, que produz 95% do nióbio consumido no mundo. Aliás, antes mesmo de criar a reserva indígena foi criado um parque nacional sobre o depósito, para impedir seu estudo. A quem interessa isso?



Mas, as ambições não param por aí. A pretensão da Fundação Nacional Do Índio (Funai) e do Instituto Sócio-Ambiental (ISA) é juntar todas estas terras indígenas numa única, que receberia o nome de TI Balaio (veja mapa ao lado), na qual São Gabriel da Cachoeira estaria completamente inserida.


Acompanhando todas as demarcações de TI(s) e de reservas ambientais na região da Amazônia Legal e até nas suas redondezas, pode-se observar a formação de um corredor de riquezas com importância estratégico-geográfica impressionante. Uniria o Oceano Atlântico ao Pacífico, partindo da Guiana e passando pelo Brasil e Colômbia.

Olhando o mundo a partir da suposição de uma Terceira Guerra Mundial, quem tiver o domínio sobre esta região do ‘corredor’ estará muito bem arranjado. Sobre isso, leiam Coloquem os óculos, senhoras e senhores: enxerguem!. O importante é começar a pensar sobre quais seriam as razões por trás da construção deste corredor...


Matéria completa: DEFESANET

"Aliás, antes mesmo de criar a reserva indígena foi criado um parque nacional sobre o depósito, para impedir seu estudo. A quem interessa isso? "


Talvez eles¹³ saibam!!!


PT mobiliza militância em defesa de reserva indígena

Diretórios, parlamentares e militantes petistas de todo o país continuam mobilizados na campanha em defesa da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, cuja homologação está sendo questionada judicialmente. A decisão final deve ser tomada pelo STF no final de novembro.


Orientação nesse sentido foi dada pelo presidente nacional do PT, em carta também assinada pelos secretários de Mobilização e Movimentos Populares do PT, respectivamente Marinete Merss e Renato Simões.

LEIA aqui.