domingo, 10 de agosto de 2008

"Aqui tombou um herói brigadiano em defesa da sociedade gaúcha"



De cabo a mártir"Aqui tombou um herói brigadiano em defesa da sociedade gaúcha."


A partir de hoje, quem cruzar pelas proximidades da mais famosa esquina gaúcha vai ler essas palavras em uma placa instalada no coração de Porto Alegre, como homenagem ao cabo Valdeci de Abreu Lopes - vitimado por um golpe de foice durante enfrentamento com colonos sem-terra há 18 anos.

A autorização para assentar a pedra, com 1m20cm de altura, e uma placa de inox no Centro foi concedida ontem, no segundo dia de reuniões do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural para avaliar a proposta da BM. Na quarta-feira, ao ouvir as razões do projeto do comandante da corporação, Paulo Roberto Mendes, os conselheiros pediram mais tempo. O impasse era o tombamento da Esquina Democrática pelo patrimônio histórico, o que impediria alterações físicas no cruzamento das avenidas Borges de Medeiros e Andradas.

A placa de homenagem ao cabo Valdeci de Abreu Lopes — vitimado por um golpe de foice durante enfrentamento com colonos sem-terra há 18 anos — foi descerrada por volta das 11h30min desta sexta-feira na esquina democrática, no cruzamento das avenidas Borges de Medeiros e Andradas, em Porto Alegre.

A cerimônia, que se estendeu por quase uma hora, causou congestionamento no Centro, pois as ruas próximas ao evento tiveram de ser bloqueadas.

Ontem, diante de uma centena de militares, 15 dos 17 conselheiros estavam presentes e votaram a favor da homenagem. A aprovação saiu após a BM aceitar a condição de deslocar o monumento cerca de 30 metros para cima do ponto zero da Esquina Democrática, preservando o ponto histórico.

A cerimônia de descerramento da placa ocorrerá às 11h30min de hoje - para coincidir com o momento em que o então soldado, promovido postumamente a cabo, foi degolado por uma foice em 8 de agosto de 1990.

Apesar da garantia da BM de que o monumento não tem intenção de reabrir antigas feridas, pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra criticam a iniciativa. Para o deputado estadual Dionilso Marcon (PT), a placa é uma provocação:
- Se somar os mortos, temos muito mais gente do que o Valdeci. Mendes faz isso para cutucar o movimento. Apesar disso, não acredito que vá aumentar a tensão com a Brigada.

Mendes reafirma que o significado da placa é de estimular a paz:

- Aquele triste fato deve significar um não a qualquer tipo de violência. Essa é a idéia do monumento.

Fonte: Defesanet

Tensão, tumulto e morte no Centro


Nenhum comentário: