sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Campanha da Fraternidade 2009


Por Fausto Macedo, no Estadão:
"Hora de virar a página", pregou ontem d. Odilo Pedro Scherer, cardeal-arcebispo de São Paulo, no lançamento do material da campanha da fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para 2009, que tem a segurança pública como tema central.
O Brasil rediscute a anistia, militares estão tensos com a reabertura dos porões. O que o sr. pensa?Penso que a anistia, uma vez feita, deve ser séria, não é? Claro, crimes que são previstos pela lei devem ser tratados como tais. Mas há uma situação de um período político que precisa ser superada em nosso País também através de uma passagem para uma nova fase em que não se procure eternamente vingança. Isso não leva a um fruto bom.
A anistia deve ser revista? Certamente é hora de virar a página. A anistia, eu acredito, deve valer para todos. Ela valeu. A não ser que haja crimes específicos. Então, é claro, a Justiça deve julgar, se assim está previsto no ordenamento jurídico brasileiro. Não se trata de dizer que crime não é crime, porém a anistia, quanto às questões políticas, que tenham implicação política, isso já foi feito, deve valer. Portanto, se deve passar uma nova página.
Por que Fraternidade e Segurança Pública?A interrogação que nós colocamos é: até quando, até onde vai essa escalada da violência, de assassinatos, de desrespeito à pessoa, de prepotência, de desrespeito a patrimônio, afinal injustiças que geram violências, que geram a intranqüilidade social, a falta de paz? A segurança pública é uma questão emergente. Vivemos uma escalada da violência muito grande, embora haja ações do poder público para inibir a violência. Mas ainda há muitos assassinatos, atentados contra o patrimônio e a dignidade do próximo. E também muita corrupção que é uma grande violência contra os direitos de todos.

Um comentário:

Feizi disse...

Olá!

Quero lhes convidar a conhecerem o blog que criamos para oferecer subsídios e reflexões em torno da Campanha da Fraternidade 2009.

Escolas, grupos e comunidades que desejam se mobilizar em prol do lema "A paz é fruto da justiça" encontrarão nesse blog diversos materiais de apoio sobre CULTURA DA PAZ, PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA, SEGURANÇA PÚBLICA e EDUCAÇÃO PARA A PAZ.

Vamos debater as condições necessárias para a construção de uma Cultura de Paz, ou seja, uma cultura fundamentada na valorização da diversidade, na resolução pacífica de conflitos, no respeito mútuo, na cooperação, no diálogo inter-religioso e na unidade da humanidade.

www.campanhadafraternidade.blogspot.com

Lembre-se de deixar o seu comentário, sugestão, crítica...

Conto com a sua valiosa ajuda para divulgar essa iniciativa em prol da Paz!!! Obrigado!

Um abraço fraterno.